BREVE BREVE BREVE BREVE BREVE

30/03/2014

Laika a cosmonauta

Hoje vou contar historia que não sabia, sempre que pensava que o primeiro homem ir ao espaço foi:
(na verdade ele primeiro home ir a lua, ja primeiro homem ir ao espaço foi dono de laika: Yuri Gagarin)
Nunca pensei que um animal foi mandado ao espaço antes de um homem mas o que motivou a pesquisar sobre laika foi a musica da hatsune miku como nome de laika que me motivou.

Vou contar um pouco sobre Laika:
"Laika (1954 — 1957) foi uma cadela russa que se tornou conhecida por ser o primeiro ser vivo terrestre a orbitar o planeta Terra. Ela foi lançada ao espaço a bordo da nave soviética Sputnik 2, em 3 de novembro de 1957.
Laika era uma cadela que vivia solta nas ruas de Moscou,pesava aproximadamente seis quilos e tinha três anos de idade quando foi capturada para o programa espacial soviético. Originalmente a chamaram Kudryavka (crespinha), depois Zhuchka (bichinho), e logo Limonchik (limãozinho), para finalmente chamá-la de Laika. Os cães capturados eram mantidos num centro de investigação nesta cidade, e três deles foram avaliados e treinados para as demandas da missão: Laika, Albina e Mushka.
Laika morreu entre cinco e sete horas depois do lançamento, bem antes do planejado. A causa de sua morte, que só foi revelada décadas depois do voo, foi, provavelmente, uma combinação de estresse sofrido e o superaquecimento, talvez ocasionado por uma falha no sistema de controle térmico da nave. Apesar do acidente, essa experiência demonstrou ser possível para um animal suportar as condições de microgravidade, abrindo caminho assim para participação humana em voos espaciais.

Controvérsia

Depois de Laika, nenhuma outra missão tripulada por cães foi lançada sem que existisse um sistema para o retorno seguro do animal. No que diz respeito a temas de exploração espacial, o tema da corrida espacial entre os Estados Unidos e a União Soviética dominou a opinião pública durante muitos anos; temas como a exploração de animais não foram debatidos intensamente em seu momento. A imprensa de 1957 estava mais preocupada em informar o impacto do ponto de vista político, e a saúde e recuperação (ou a perda) de Laika eram temas muito pouco mencionados. Não foi senão muito mais tarde quando se originaram discussões sobre o destino final do animal.
A deliberada morte de Laika desencadeou um debate mundial sobre o maltrato aos animais e os avanços científicos à custa de testes com animais. Embora vários animais já houvessem morrido em missões dos Estados Unidos nos nove anos anteriores ao Sputnik 2, Laika foi o primeiro animal enviado ao espaço sem esperanças de ser recuperado. No Reino Unido, a Liga Nacional de Defesa Canina (NCDL, atualmente Fundação para os Cães) pediu para os donos de cães guardarem um minuto de silêncio em honra a Laika. Vários grupos protetores dos direitos animais protestaram em frente das embaixadas soviéticas. No entanto, alguns cientistas estadunidenses ofereceram apoio a seus colegas soviéticos, pelo menos antes da morte de Laika. Igor Ushakov, chefe da administração médico-militar do Ministério da Defesa russo, afirmou que "O voo de Laika permitiu mostrar a possibilidade de que um animal altamente organizado pode sobreviver em condições de falta de gravidade, e obter informação sobre o estado de seu organismo durante o voo orbital". Somente em 1988, após o colapso do regime soviético, que Oleg Gazenko, um dos cientistas responsáveis por mandar Laika ao espaço, expressou remorso por permitir a morte dela: "Quanto mais tempo passa, mais lamento o sucedido. Não deveríamos ter feito isso.... nem sequer aprendemos o suficiente desta missão, para justificar a perda do animal".."

Minha opinião:
Depois de ter lido toda historia dela (recomendo ler toda historia dela no wiki) e lido traduçao das musicas da hatsune miku chorei muito e muito, mas o que deixou intrigada como ser humano, pode um cachorro para espaço  para saber se tem a condições de um ser vivo sobre viver? e depois laika nao foitao reconhecida como os primeiros homem foram ao espaço. eles não tem compaixão? o quanto da ambição humana pode chegar?  mandar cachorro  para isso ?

Musicas da hatsune miku sobre laika:






Kissus espero que gostem do post ^^

Um comentário:

  1. 'Droga ;-; Maldito suor ocular ;-;
    Que filhos de uma hera (<-vai me entender), como eles podem fazer isto com a coitada da Laika? e.e Queria ver se fossem eles u.u SiDeias, mandar animais para o espaço e.e

    Uma Otome Rockeira | http://otome-rockeira.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...