Originalmente chamado de Tango no sekku [端午の節句] (dia dos meninos), esta data já era celebrada desde a era Nara. Embora o nome tenha mudado, os costumes continuam os mesmos. As famílias expressam o seu respeito pelas crianças e lhes desejam força pendurando o koinobori [鯉幟/こいのぼり] (coloridas carpas em forma de bandeiras) em suas residências e decoram suas salas de visitas com miniaturas de capacetes, armaduras, espadas, arcos e flechas representando os heróis Kintaro [金太郎], Shoki [鍾馗] e Momotaro [桃太郎].
- Koinobori: a carpa é peixe cheio de energia, força e persistência, pois nada contra a correnteza para desovar. Segundo a lenda, uma carpa nadou contra a cachoeira e ao chegar ao topo, transformou-se em dragão.
- Kintaro: é o nome de criança de Sakata no Kintoki, um famoso samurai da Era Heian, conhecido pela sua força ainda quando menino. Dizia-se que ele montava ursos, em vez de cavalos.
- Shoki (Zhong Kui): figura mitológica chinesa. Tradicionalmente conhecido como exterminador de fantasmas e espíritos malignos.
- Momotaro: herói do folclore japonês que, com a ajuda de um cachorro, um macaco e um faisão, destruiu os demônios da ilha de Onigashima.
Feliz dia das crianças !!!!
Nom sabia que tinha uma data diferente no japão '-'
ResponderExcluirTem um (um?) selinho pra ti no blog ^^
http://otome-land.blogspot.com.br/2012/10/1-semana-de-otome-land-selinhos-e-mais.html
Espero que goste o/
Kissus >.<
Eu sempre pensei que a data do dia das crianças era universal.
ResponderExcluirO Japão me surpreende com seus contos e suas simbologias. Seria muito legal que o Brasil fosse assim também.
beijos ♥